Jogo PITOCO
Jogo de Aliado (PITOCO)
Com tradição naval o jogo de tabuleiro chamado Aliado é muito parecido com o Ludo que na Marinha Mercante era chamado de Pitoco, já na Marinha do Brasil passou a chamar Aliado.
Servia para distrair os marinheiros durante as longas jornadas marítimas. Era jogado em uma lona e com uma cumbuca em couro.
O Aliado tem suas próprias gírias:
Paiol - Um quadrado no inicio do jogo onde concentram todas as pedras;
Ás ou Pio – Número 1 do dado;
Duque – Número 2 do dado;
Terno – Número 3 do dado;
Quadra – Número 4 do dado;
Quina – Número 5 do dado;
Sena – Número 6 do dado;
Peru - Aquele que assiste a partida e fica dando palpite aleatório, costuma-se dizer que o Peru não tem pátria, normalmente não torce para ninguém;
Paioleiro - O jogador que sempre morre e volta ao paiol;
Polícia – Quando o parceiro está bom de jogo, ele fica jogando apenas para matar os adversários;
Matador - Excelente policial;
Sair pitocado – Sair com duas ou três pedras na mesma casa;
Pitoco - Sair com as quatro pedras na mesma casa, ou juntar durante o jogo.
Tá Sangrando – Aquele que acabou de morrer e está uma rodada sem jogar;
Intoxicar – Adiantar algumas pedras agrupadas e deixar uma no início;
Médico – Aquele que esquece de matar a pedra do adversário. Costuma-se dizer: Quem dispensa é o Médico!
Fonte:
%%%%%%%%%
O Jogo de Aliado é uma das tradições navais que cultuamos em nossa Associação Esportiva Saco e Maca – AESM (o popular “Saco Mucho”).
Além das gírias citadas acima, tem outras mais, o que torna o jogo muito agitado e com gritarias, semelhante ao TRUCO GAÚCHO.
JOGO DE ALIADO (PITOCO) VERSÃO CIVIL:
Para aqueles que desejam rever e se deliciar com as jogadas, agora encontra-se disponível uma versão DIGITAL, para uso no CELULAR, do famoso jogo que todos nós que um dia fomos marujos embarcados ou não nas unidades da Marinha do Brasil, tivemos o previlégio de assistir e participar como jogador.